Palavra-chave: e-commerce
O e-commerce para fazer sucesso depende de um projeto de logística focado na qualidade dos fornecedores e na experiência do cliente. O projeto de qualidade dedicado para a logística é determinante para o crescimento da loja online.
A logística é importante para o desempenho da loja online, incluindo atividades para o controle de estoque, cálculo do valor de frete, planejamento de vendas e profissionalização de empacotamento dos produtos a serem entregues para o cliente.
O grande foco é procurar desenvolver uma melhor experiência de compra para o cliente. Atualmente, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) indicam que mais de 60% das lojas virtuais possuem problemas de atendimento, principalmente, relacionados ao atraso de entrega.
Em grande parte dos casos implicam situações de furtos, extravios e roubos de mercadorias. Além desse fator, organizar dados de mercadorias e de clientes no processo de gestão de dados também compõem o processo de planejamento logístico.
A importância da logística para um e-commerce
Conciliar um bom planejamento logístico para o projeto da loja online é um processo obrigatório para garantir o sucesso das vendas e das entregas.
Auxilia no planejamento
A ausência de um projeto profissional que aprimore o acesso a fornecedores de confiança, modais de transporte seguros para a entrega e criação de melhores experiências de atendimento para o cliente final pode comprometer o desenvolvimento do negócio digital.
Esse nível de planejamento compõe o processo de gerenciamento da loja virtual abrangendo como ponto chave as principais tarefas:
⦁ Recepção de produtos;
⦁ Conferência de produtos;
⦁ Envio de produtos para o setor de embalagem;
⦁ Preparação do pedido a ser enviado;
⦁ Envio dos pedidos para a transportadora;
⦁ Rastreamento dos pedidos enviados;
⦁ Controle da entrega;
⦁ Manter o cliente informado.
Em suma, a gestão logística aplicável ao e-commerce faz parte do gerenciamento de uma loja online.
Ajuda a pensar no cliente
Na lista acima, finalizamos com a ação de manter o cliente informado. Todas as informações relativas a dados de cadastro, confirmação de compra, confirmação do pedido, aviso sobre atrasos e confirmação de entrega são informações bastante úteis para manter o cliente fidelizado e seguro.
Existem situações que afastam os clientes como a não entrega do produto, atrasos ou recebimento do produto com inconformidades. Essas situações sempre geram insatisfação nos clientes comprometendo a credibilidade e a imagem da loja na internet e no mercado como um todo.
E devemos ressaltar que essas situações desagradáveis devem ser resolvidas através de uma logística dedicada para o atendimento ao cliente e um processo profissional de gestão.
Melhora o processo produtivo da empresa
Essa área de conhecimento pragmático envolve tarefas de planejamento, execução e controle de processos atrelados ao transporte, armazenamento e movimentação de produtos e insumos, visando garantir as atividades produtivas da empresa e o melhor atendimento ao cliente.
A movimentação profissional de produtos garante a integridade e a segurança dos produtos e o respeito aos serviços dedicados ao cliente, respeitando os prazos de entrega sempre no menor prazo possível.
Em cada operação logística determinante para atender os fluxos de vendas no e-commerce, geralmente, o custo com o frete sempre representa a maior parte.
Depois do frete, os custos majoritários se concentram no processo de armazenagem e manuseio. Com o passar do tempo esses valores sobrecarregam nos preços finais dos produtos e nos valores do frete.
O fluxo logístico
A organização do fluxo logístico requer conhecimento sobre o funcionamento de cada parte do processo, desde a seleção do fornecedor, aquisição do produto e os processos de envio para a entrega ao consumidor.
Questões fundamentais são importantes de serem avaliadas como as seguintes:
⦁ Qual é o melhor fornecedor para o nosso mercado consumidor?
⦁ Qual o custo unitário do produto junto ao fornecedor?
⦁ Qual é o processo de aquisição do produto?
⦁ Podemos vender produtos com estoque fixo ou podem trabalhar sob demanda?
⦁ Qual o melhor modal de transporte para a entrega de nosso produto?
⦁ Como entregar os produtos de modo mais rápido e seguro?
Melhora o controle efetivo do estoque
Existem empresas que trabalham com a venda sob demanda, ou seja, produz ou solicita o produto para entrega depois que a venda é realizada.
Porém, ainda é mais comum trabalhar com o estoque fixo como forma de reduzir o valor do preço final e reduzir o tempo de espera do cliente.
A gestão de estoque também é primordial para o e-commerce. Em muitas situações, quando o cliente acessa a loja online e percebe que determinado produto está “indisponível” ele poderá não sentir mais o incentivo para adquirir determinado produto.
Para evitar a falta de um produto é importante aplicar uma gestão qualificada de estoque. Em certos casos, para evitar o excesso de estoque também é importante aplicar o mesmo nível de gestão para evitar sobrecarga no processo de armazenamento e a perda de valor do produto a longo prazo.
Para equilibrar a quantidade de estoque, monitorar a demanda e administrar os custos, é importante que a empresa adote a estratégia certa. Com a estratégia correta é possível adotar melhores critérios de reposição, níveis a serem mantidos e o ciclo de reposição.
Considerar os intervalos entre a realização do pedido e a entrega do produto no estoque é importantíssimo para evitar custos desnecessários e desequilíbrios na variedade das ofertas.
Em outros momentos é indicado utilizar a queima de estoque como estratégia para a empresa “se livrar” de produtos acumulados e obsoletos.
Em todos os casos é importante realizar conferências constantes sobre quantidade e disponibilidade de cada item. De um modo geral, a logística permite controlar bem o estoque e determinar quais itens têm maior circulação e quais estão parados, gerando prejuízos a empresa.
Conclusão
Portanto, para ter um e-commerce de sucesso é fundamental oferecer segurança e melhores experiências para o cliente. Manter o cliente sempre informado sobre produtos, preços e frete é fundamental.
Lembrando que todos esses fatores dependem de planejamento logístico e gestão profissional sobre todas as variáveis de disponibilidade de produtos e atendimento.
É fundamental estruturar o melhor projeto logístico para melhorar o atendimento e garantir a melhor experiência de trabalho para a loja online e, principalmente, para o cliente final.