Por que ridicularizar um iniciante faz de você um inútil para as comunidades

Postado em 28 de Dezembro de 2015 às 01:42


Talvez pela milésima vez, li em uma das comunidades de Software Livre que frequento, um usuário ridicularizar a pergunta de outro usuário devido ao baixo nível técnico da mesma. Uma pergunta tão simples e trivial que despertou no usuário mais experiente um sentimento de superioridade e de necessidade de acariciar o próprio ego demonstrando para o resto da comunidade como ele era inteligente e esclarecido. 

Sim a pergunta era tão trivial que em poucas linhas poderia ser respondida (e foi, por outros usuários mais humildes).

A pergunta já havia sido formulada inumeras vezes antes? Sim vários usuários iniciantes já fizeram a mesma pergunta, sem antes consultar o google ou o histórico do grupo.

Será que cometer este pequeno deslize dá o direito a outra pessoa de ridicularizar sua pergunta?

Acredito que não.

Algumas pessoas creem que "pesquisar" é um dom nato nas pessoas. Acham que o google traz respostas a qualquer um que for até ele. Mas não é bem assim. Trabalho com educação na área tecnológica a mais de dez anos e o número de autodidatas que encontro é bem menor do que aqueles que precisam de um instrutor ou guia.

Em um país onde 38% dos estudantes do ensino superior tem dificuldade ou não conseguem se quer interpretar textos (fonte) não é de se admirar de que existam tantas pessoas com dificuldade em encontrar as informações que procuram. Para mim, saber realizar uma pesquisa esta intimamente ligada a compreensão de um texto. 

O que eu penso que falta nos usuários experientes que ridicularizam iniciantes é o que falta em todo intolerante que encontramos por ai: EMPATIA. Que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Muito além de apenas tentar sentir o que a pessoa está sentindo, mas pensar na questão holística da coisa. 

Como é a vida desta pessoa? Ela tem acesso fácil a informação? Ela teve uma boa educação? O que ela sabe sobre informática? O que ela sabe sobre o tema que está perguntando? Porque ela não pesquisou no google ou no histórico do grupo? Será que ela sabe fazer isso?

As vezes estamos tão acostumados a nossa realidade, achamos tão banal saber utilizar o google, que não admitimos que outras pessoas possam se quer saber utilizar a ferramenta de busca. 

Por isso, acredito que usuários que ridicularizam os leigos, estão prejudicando enormemente as comunidades porque não estão contribuindo para a evolução da mesma. Quando você ajuda uma pessoa, ensinando ela a resolver o problema dela, ou mostrando como ela pode encontrar a informação que procura, você está transmitindo um conhecimento que vai ajudar a transformar uma pessoa. Vai dar confiança a ela. E transformando uma pessoa, você ajuda a comunidade inteira. Pois essa mesma pessoa pode um dia ajudar outras pessoas, aprender muito mais e criar, participar e ajudar em outros projetos.

E pensando no oposto, quando uma pessoa sofre com uma ridicularização, sua autoestima pode ser abalada, ela pode desacreditar da proposta da comunidade e até mesmo minar seu entusiasmo. Mata-se ai um potencial. Uma pessoa que poderia contribuir e compartilhar. Talvez ela aprenda ai a ridicularizar um iniciante e saia difundindo esse tipo de comportamento.

Aqui na verdade eu gostaria de pedir aos usuários experientes que respeitassem mais os iniciantes e que procurassem entender mais sobre o porque dele estar ali fazendo aquela pergunta. Responda a pergunta de forma educada ou se você achou trivial de mais, auxilie este usuário a encontrar a resposta que procura. Explique as regras da comunidade, ensine ele a pesquisar no histórico ou como formular termos que rendam boas pesquisas no google.

Caso contrário, se você só fizer piada dele, estará sendo só mais um inútil para a comunidade que participa. 

Adicione seu comentário